Para que serve o teste do pezinho?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Você sabe para o que serve o teste do pezinho? Ele é um dos exames mais importantes na vida de um recém-nascido. Aos papais de plantão e sobretudo de primeira viagem, é necessário e recomendado realizar esse exame antes mesmo da alta hospitalar, ainda na maternidade.

| + Encontre bolsas de estudos para nova escola do seu filho de até 80% de desconto

Neste artigo vamos te explicar tudo sobre esse procedimento. Continue a leitura e conheça mais detalhes sobre o teste do pezinho.

Afinal para que serve o teste do pezinho?

Seu objetivo é investigar diversas condições médicas que podem trazer riscos à saúde da criança, caso não sejam descobertas de forma precoce.

É importante ressaltar que diversos exames são realizados durante o pré-natal para diagnosticar doenças, como o ultrassom morfológico. Entretanto, o teste do pezinho possibilita identificar condições que não podem ser detectadas nos exames durante a gravidez.

Outras informações importantes sobre o teste do pezinho que você precisa saber

O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é um exame essencial realizado em recém-nascidos para identificar precocemente doenças metabólicas, genéticas e endocrinológicas. Essas condições, se não tratadas a tempo, podem causar danos graves à saúde ou até mesmo levar à morte. A importância dele reside em diversos fatores cruciais para a saúde das crianças e da sociedade como um todo:

Diagnóstico precoce de doenças:

O teste do pezinho permite a detecção precoce de doenças genéticas e metabólicas, muitas das quais não apresentam sintomas evidentes nos primeiros dias de vida.

Identificar essas condições no início possibilita um tratamento imediato, aumentando significativamente as chances de uma vida saudável e minimizando complicações decorrentes dessas enfermidades.

Prevenção de sequelas:

Algumas doenças raras e hereditárias podem levar ao desenvolvimento de sequelas graves, como deficiências intelectuais, problemas motores ou visuais. A intervenção precoce proporcionada pelo teste do pezinho ajuda a prevenir ou minimizar essas consequências, garantindo melhor qualidade de vida para a criança.

Veja também:
+ Como escolher uma escola para seu filho do jeito certo?

Tratamento adequado:

A triagem neonatal possibilita iniciar o tratamento antes mesmo que os sintomas se manifestem, o que pode ser crucial para o sucesso da terapia.Em muitos casos, o tratamento adequado iniciado a tempo pode evitar danos irreversíveis ou até mesmo salvar a vida do recém-nascido.

Rastreamento de doenças assintomáticas:

Algumas doenças identificadas pelo teste do pezinho, como o hipotireoidismo congênito, não apresentam sintomas óbvios nos primeiros dias de vida. O exame, portanto, permite rastrear essas condições antes que elas causem prejuízos irreparáveis à saúde do bebê.

Benefício para a saúde pública:

Além de garantir o bem-estar individual das crianças, o teste do pezinho também contribui para a saúde pública, pois a detecção e tratamento precoce das doenças evitam internações hospitalares prolongadas, reduzem custos médicos e ajudam a prevenir a disseminação de certas enfermidades.

Orientação às famílias:

Quando uma doença é identificada no teste, os profissionais de saúde informam as famílias e as encaminham para o tratamento adequado. Esse acompanhamento é fundamental para fornecer apoio e orientação às famílias durante o processo de tratamento e adaptação à condição do filho.

Como é realizado o teste do pezinho?

Agora que você já sabe para que serve o teste do pezinho, vamos te mostrar como ele é realizado. Confira:

Coleta de sangue:

Um profissional de saúde, como um enfermeiro ou técnico de laboratório, faz a coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê. O calcanhar é o local mais comum para a coleta devido à quantidade adequada de vasos sanguíneos e menor sensibilidade nessa região, por isso, teste do pezinho.

Papel-filtro:

As gotas de sangue coletadas são colocadas em um papel-filtro específico para o teste. Esse papel é projetado para absorver o sangue e preservar as substâncias necessárias para a análise das doenças.

Secagem e envio ao laboratório:

Após a coleta, o papel-filtro é colocado para secar e, em seguida, é enviado ao laboratório para análise. No laboratório, as amostras de sangue são submetidas a testes para identificar possíveis doenças metabólicas, genéticas ou endocrinológicas.

Resultado e acompanhamento:

Após a análise das amostras, os resultados são enviados ao médico que acompanha o bebê. Caso seja detectada alguma alteração nos testes, o médico entrará em contato com a família para realizar uma investigação mais detalhada e, se necessário, iniciar o tratamento adequado.

Os testes realizados no teste do pezinho podem variar de acordo com a região ou país, mas geralmente incluem a triagem para doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e outras doenças metabólicas e genéticas graves.

É importante ressaltar que o teste do pezinho é fundamental para a saúde do bebê, pois a detecção precoce de possíveis doenças permite um tratamento imediato, evitando danos sérios e garantindo um desenvolvimento saudável. O exame é um dos procedimentos de triagem neonatal mais importantes e amplamente adotados em todo o mundo.